Linha do Vouga
Águeda
Originalmente conhecida como Linha do Vale do Vouga, esta linha ferroviária de via estreita com extensão de 140 km, ligava a Linha do Norte, em Espinho, o Ramal do Dão, em Viseu, entroncando com o Ramal de Aveiro na chegada a Sernada do Vouga. Atualmente é uma linha secundária onde apenas permanece ativo o troço que liga Espinho a Sernada do Vouga, sendo os seus serviços continuados através do Ramal de Aveiro, mantendo-se assim apenas ativas as ligações: Aveiro – Águeda e Oliveira de Azeméis – Espinho. Espinho – Oliveira de Azeméis, é também o troço mais antigo da Linha do Vouga, tendo sido inaugurado em 1908 por D. Manuel II. A construção do Ramal de Aveiro viria a ser aprovada um ano mais tarde e terminado em 1911, altura em que se deu início à exploração da ferrovia. A construção desta linha e ramal vieram trazer grandes mudanças locais, principalmente no transporte de mercadorias, que até à data era realizado por meio de transporte fluvial pelo canal do Rio Vouga. As condições climatéricas bem como o estado do rio, o baixo caudal no verão ou inundações no inverno, impunham várias limitações que deixaram de existir após a possibilidade de transporte dos bens por meio terrestre. Em 1972, é realizada a última viagem em serviço comercial, chegando mesmo a serem suspensos todos os serviços ferroviários até 1974. Após a revolução de 25 de Abril de 1974, a linha é reaberta e trocado o comboio a vapor pela automotora. Contudo, em 1990, foi definitivamente encerrada. Na atualidade parte desta ferrovia foi transformada em estrada (Sernada do Vouga – Carvoeiro) e inaugurada em 2007 a ciclovia na ligação: Foz do Mau – Paradela do Vouga, com extensão de cerca de 6 km, projetando-se a sua continuação até Viseu onde se ligará à atual ciclovia que acompanha o antigo Ramal do Dão.
3750-103 Águeda