Bacia Hidrográfica
A Pateira de Fermentelos, a bacia hidrográfica do rio Vouga e a Ria de Aveiro.
A Pateira de Fermentelos insere-se na bacia hidrográfica do Rio Vouga – que tem como principais cursos de água os rios Cértima, Águeda, Cáster, Antuã, Boco e a Ribeira da Corujeira – e no sistema lagunar da Ria de Aveiro.
Estes recursos hídricos revelam-se de extrema importância na região a diversos níveis:
» pela biodiversidade e ecossistemas característicos que albergam.
» pela relação que estabelecem com o Homem, o espaço e as atividades socioeconómicas e de lazer.
» e também pelo seu contributo para a definição da identidade desta zona do país.
Rio Cértima
Com nascente na Serra do Bussaco, a 380 m de altitude, ligeiramente a sul da Cruz Alta, o Rio Cértima atravessa, ao longo dos seus 43 km, quatro concelhos do distrito de Aveiro: Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda.
Nas suas margens podem observar-se desde galerias ripícolas a largos campos agrícolas frequentemente procurados pela Cegonha-branca (Ciconia ciconia) e por várias espécies de garças em busca de alimento.
As águas da sua bacia hidrográfica convergem para a maior lagoa natural da Península Ibérica pouco antes da sua foz, na margem esquerda do Rio Águeda, em Requeixo.
Rio Águeda
Nasce em Varzielas (concelho de Oliveira de Frades), numa das encostas da Serra do Caramulo.
A maior parte do seu curso de 40 km desenvolve-se no concelho de Águeda, onde desagua na margem esquerda do Vouga, em Eirol.
Este curso de água destaca-se historicamente na formação da atual cidade de Águeda, por estar ligado à criação de condições agrícolas determinantes para a fixação das populações nesta região.
Rio Vouga
Com uma extensão de 148km, o Vouga inicia o seu curso a 930 m de altitude, na Serra da Lapa.
O seu nome tem origem pré-romana, Vacua, tendo sido adotado por estes e mais tarde transformado no atual Vouga.
Percorre montanha e floresta, até cruzar terras baixas e férteis, favorecendo a agricultura e a pecuária.
Tem a sua foz na Ria de Aveiro, afirmando-se como uma das suas principais artérias. Durante vários quilómetros é acompanhado pelo traçado da Grande Rota da Ria de Aveiro, que dá a conhecer as suas diversas características.
Ria de Aveiro
É um dos fenómenos hidrográficos mais admiráveis da costa portuguesa. Antes da sua formação as povoações de Ovar, Estarreja, Aveiro e Mira estariam em contacto direto com o Oceano Atlântico através de uma baía de grande dimensão.
Entre os séculos X e XVI, o desenvolvimento e fecho de duas restingas de areia (uma a norte, do Furadouro a São Jacinto e outra a sul, da Barra de Mira à Praia da Barra) deram origem à incrível laguna que se conhece hoje.
Estabelece contacto com o mar e com diversos canais de água doce onde desaguam múltiplas linhas de água, como é o caso do Canal de Mira e os rios Antuã, Boco, Cáster e Vouga.
Parque de Óis da Ribeira
Situado na margem direita da Pateira, o Parque de lazer de Óis da Ribeira é um espaço agradável que permite usufruir de um tempo de convívio ou simplesmente aproveitar a calma e tranquilidade tão típica deste local num passeio pela natureza, observar um por do sol, ou aspetos da sua fauna e flora únicas.
Dotado de diversas estruturas, alberga o hangar do centro de canoagem da ARCOR e um coreto onde são acolhidas diversas dinâmicas e festividades ao longo do ano.
É neste local que pode ainda encontrar-se o emblemático baloiço “I Love Pateira”, percorrer os passadiços sobre a lagoa ou saborear uma refeição no restaurante Pôr do Sol.
O parque reúne ainda equipamentos de apoio a atividades de lazer, como:
- Café
- parque de merendas com churrasqueira
- Fonte
- Parque infantil
- Sanitários
- Estacionamento
Parque de Espinhel
Com dois imponentes miradouros que permitem uma vista panorâmica sobre a lagoa, o parque de Espinhel situa-se na margem sul da Pateira e é um espaço extremamente aprazível que convida não só a momentos de convívio como de introspeção neste espaço onde reina a tranquilidade e a singularidade da biodiversidade.
Trata-se de um local cuidado, equipado com diversas estruturas de apoio que respondem a possíveis necessidades no que toca à sua fruição do espaço em atividades de entretenimento e lazer.
Aqui podem encontrar-se:
- Parque de merendas com churrasqueira
- Fonte
- Parque infantil
- Instalação – exercício ar livre
- Miradouros
- Sanitários
- Estacionamento
Parque de Requeixo
O Parque de Requeixo localiza-se na margem norte da Pateira, de onde se pode visualizar o Rio Cértima a ganhar novamente a sua forma natural.
Os imponentes choupos marcam esta margem ribeirinha onde abundam os tons verdes-escuros e a serenidade. Aqui pode ser observada uma vasta quantidade de aves aquáticas por se encontrar na sua margem oposta um denso caniçal, o habitat ideal para estas espécies.
O seu miradouro cria as condições ideais à observação da avifauna. Este espaço encontra-se ainda dotado de equipamentos de apoio a atividades de recreio, como:
- Parque de merendas com churrasqueira
- Sanitários
- Miradouro
- Estacionamento
Aqui pode ainda ver-se o coreto que abriga os artistas em festividades como a Festa do Peixe da Pateira e outros eventos promovidos ao longo do ano.
Valorizado localmente pela sua importância a nível ambiental recebe várias visitas promovidas pelo Centro de Interpretação Ambiental (CMIA)
Nesta margem é ainda possível um contacto privilegiado com a embarcação típica, a bateira, por aqui se encontrarem acostadas.
Parque do emigrante
O parque do emigrante localiza-se na margem esquerda da Pateira, em Fermentelos.
Neste local com vista privilegiada sobre a lagoa, encontra-se um delicado espaço de lazer e recreio, onde a calma, a natureza e a história se fundem.
Entendido como um ponto de referência local, aqui pode visitar-se o emblemático monumento ao emigrante, construído em homenagem aos portugueses (em especial aos nascidos nesta freguesia) que se dispersaram pelos cinco continentes em busca de uma vida melhor.
Neste local situa-se ainda a Estalagem de Fermentelos, edificada na década de 1970, encontrando-se em funcionamento até à atualidade. Assim, nesta envolvente imediata da Pateira, além da sua magnifica paisagem, os seus vistantes podem contar com um espaço dotado com:
- Alojamento
- Café
- Restaurante
- Parque de merendas
- Monumento
- Miradouro
- Estacionamento
Nesta praça, ao longo do ano, desenvolvem-se diversas atividadaes, desde encontros pontuais a festividades anuais e convívios.
É também neste ponto que se inicia o percurso pedestre PR7 – Trilho dos poços, a atividade ideal para quem pretende explorar um pouco mais sobre esta localidade, aliando a caminhada à sua descoberta.